Marketing oculto/invisível: uma solução para a panfletagem digital
- Renata Castilho

- 15 de nov.
- 2 min de leitura
A panfletagem digital nunca esteve tão intensa.
Você abre suas redes sociais e, a cada dois conteúdos, alguém está tentando te vender alguma coisa. É como se a 25 de Março de produtos e serviços tivesse migrado para o metaverso. Agora, inclusive, vemos prospecções ativas tão absurdas que parecem ter saído de um sketch de comédia — chegando a ser cômicas.
Como vender em um cenário onde as pessoas não aguentam mais ver anúncios ou ser abordadas de forma invasiva?
A resposta é: o marketing invisível/oculto!
O marketing oculto se baseia em três pilares essenciais: a experiência do cliente (tendo a retenção como prioridade), a conversação (a recomendação da sua marca, feita pelos clientes para outros clientes) e a paixão pela marca — verdadeiros “fãs” da sua marca são os seus melhores vendedores.
Como usar essa estratégia no marketing de conteúdo para as redes sociais?
Diferente do que geralmente se pensa, a experiência do cliente começa no primeiro contato dele com a marca. Hoje em dia, isso ocorre com frequência no digital, e não apenas quando ele já está usando o produto ou serviço.
O marketing oculto pode ser aplicado em um conteúdo que o cliente realmente deseja consumir e que não aparenta estar vendendo algo para ele.
Vamos usar como exemplo uma marca de leite condensado.
Ao invés de simplesmente postar fotos do produto com seu preço (com aquela estética de “flyer”), a marca pode produzir um vídeo ensinando como fazer um brigadeiro de colher, utilizando o produto. Dessa forma, o seguidor irá salvar o vídeo e enviá-lo para terceiros.
Esse vídeo irá garantir que o seguidor compre o leite condensado daquela marca? Talvez não naquele exato momento!
Mas... essa experiência aumenta as chances de o seguidor acompanhar a marca, pois a interação foi valiosa para ele.
Após consumir conteúdos nesse formato (receitas) por um tempo, quando esse seguidor for ao mercado, essa marca provavelmente será a primeira que ele considerará ao comprar o seu próximo leite condensado.
Se esse cliente tiver a continuação dessa boa experiência ao utilizar o produto e/ou receber um bom atendimento da equipe da marca, ele irá recomendá-la para pessoas próximas. A manutenção da boa experiência é essencial para criar “fãs” da marca — e esses “fãs” são os melhores vendedores que essa marca pode ter.
“As pessoas não compram seu produto, mas sim a relação que o seu produto tem com elas.”
Você já conhecia o marketing oculto/invisível?





Comentários